Capítulo 3: OCI Foundations
3.2 Criando e Ativando a sua Conta no OCI
3.2.1 Criando a sua Conta no OCI
Todo o processo de criação de uma nova conta no OCI deve ser realizado por meio do link:
Após acessar o link, um formulário será exibido solicitando algumas informações iniciais, como Nome, Sobrenome, País e, o mais importante, o endereço de e-mail do Administrador da conta.
Após inserir essas informações iniciais, o OCI enviará um e-mail para o endereço fornecido. O e-mail recebido contém um botão "Verify email" que deve ser clicado para confirmar que o e-mail é válido e pode ser utilizado para criar a conta.
Após clicar no botão, você será direcionado para uma nova página onde serão solicitadas algumas outras informações, como a Senha do Administrador da Conta, o Tipo de Cliente (Customer Type) e o Nome da Conta no OCI (Cloud Account Name).
Aqui vale uma explicação sobre o Tipo do Cliente (Customer Type) e o Nome da Conta no OCI (Cloud Account Name).
Tipo do Cliente (Customer Type)
Essa opção geralmente se refere à categoria do usuário que está criando a conta, como individual ou empresa.
Nome da Conta (Cloud Account Name)
Cloud Account Name ou, também conhecido como Tenancy, é o nome que identificará sua conta no OCI. Ele deve ser um nome único, só conter letras e números e é recomendável escolher um nome que represente sua organização ou o propósito da conta.
Assim que você completar o cadastro de uma nova conta, o OCI utiliza o Cloud Account Name para criar um Tenancy para você. O conceito de Tenancy, ou multi-locatário, refere-se a uma partição segura e isolada criada para você no OCI, onde é possível criar, organizar e administrar seus recursos de nuvem.
Um provedor de Computação em Nuvem, como o OCI, disponibiliza um conjunto de recursos computacionais que podem ser utilizados por diversos clientes com contas ativas. Um Tenancy representa um subconjunto ou "uma fatia" desse conjunto maior de recursos, sendo isolado e seguro em relação aos demais Tenancies existentes, garantindo que os dados e as operações de cada cliente permaneçam protegidos e separados.

NOTA
O Nome da Conta (Cloud Account Name) ou nome do Tenancy não deve ser um nome de usuário ou qualquer outra string aleatória. É recomendado que o nome do Tenancy seja o nome da sua empresa. No caso deste livro, estamos utilizando o nome ocipizza, que indica o nome do projeto da aplicação OCI Pizza.
Assim que o nome da conta for inserido, é hora de escolher a Home Region, que indica em qual região do OCI sua conta e os recursos do Serviço IAM serão criados (como usuários, grupos de usuários, políticas de acesso, compartimentos, etc.). Os recursos IAM são globais, o que significa que um usuário criado na região Brazil East (São Paulo) não precisa ser recriado na região Brazil Southeast (Vinhedo). No entanto, é necessário selecionar uma região para ser a Home Region, para que os recursos IAM sejam criados nessa região.
NOTA
Qualquer recurso criado ou modificado pelo Serviço IAM não é atualizado de forma imediata em todas as regiões nas quais você se inscreveu. A criação ou atualização de um recurso do IAM pode levar vários minutos para que as alterações na Home Region se tornem disponíveis em todas as outras regiões.
Por fim, deve-se completar o cadastro após a seleção da Home Region.
Como último passo, é necessário adicionar um Número de Cartão de Crédito válido. Neste momento, não haverá nenhuma cobrança, apenas um débito e estorno no valor de US$1 como forma de validar o cartão.
NOTA
Como meio de pagamento, o OCI aceita apenas Cartões de Crédito. Cartões de Débito, Cartões Virtuais ou Cartões Pré-pagos não são aceitos. Além disso, um Cartão de Crédito cadastrado será verificado periodicamente pela Oracle para confirmar a veracidade das informações.
Cadastro concluído! Agora, basta aguardar um e-mail de confirmação que indicará que sua conta foi criada com sucesso.